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quarta-feira, 23 de junho de 2010

A arte dos sinais

Acredita-se que não basta algo ser formalmente agradável, ser funcional, prover uma boa interface. E sim, portar a mensagem adequada, ‘dizer’ o que se pretende para quem interessa.

A semiótica é a teoria geral dos signos. Segundo um de seus fundadores, Charles S. Peirce, o signo é algo que representa alguma coisa para alguém em determinado contexto. A medida em que a análise semiótica vai sendo compreendida, pode ser uma ótima ferramenta na produção de conteúdo comunicacional, seja em design ou não.

O estudo ministrado pela Dr.ª em comunicação e design, Lucy Niemeyer, trata-se exatamente nessa busca dos signos adequados ao seu público. Modificando os signos mais aparentes a percepção é completamente diferenciada.



No exemplo podemos observar a mudança de público alvo com apenas alguns ícones e símbolos alterados do cartaz inicial.


Leo Tófoli

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No primeiro exemplo (original) está a capa de um dos volumes da Revista de História da UFJF de 2002. No segundo exemplo, foi apresentada uma capa de Revista fictícia onde fica evidente a mudança do público alvo. Além disso, todas as imagens utilizadas neste último exemplo, caracterizam um conjunto de signos que nos ajuda a compreender previamente o que iríamos encontrar de informação nesta Revista de Tecnologia.



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Visite sua Cozinha

O anúncio original (Figura 1) mostra uma pizza que tem características diferentes: apesar de ser congelada, a imagem apresenta uma uma comida requintada, uma vez que tem receita italiana, ingredientes frescos e, como está no texto "até nas novas embalagens você percebe como elas são feitas com capricho".

O anúncio proposto (Figura 2) para o trabalho da professora Lucy imagens diferentes foram usadas para mostrar três jovens que apreciam a qualidade de uma boa pizza, que gostam de aproveitar os momentos da amizade sem terem que gastar muito dinheiro, visto que o custo de uma pizza com a qualidade da pizza Perdigão sai mais em conta do que pizzas compradas em fornerias.


Figura 1


Figura 2

Ficha técnica do anúncio original

Ficha técnica do anúncio original
Título: Visite a sua cozinha
Anunciante: Perdigão
Produto: Pizza Perdigão
Agência: Y&RCriação: Tomas Lorente, Cássio Zanatta, Sergio Fonseca e Vinícius Miike
Direção de Criação: Tomas Lorente e Cássio Zanatta
Fotografia: Mauricio Nahas
Produção gráfica: Elaine Carvalho, Monica Beretta e Rodrigo Cassino
Fotolito: Ação
Aprovação/Cliente: José Antônio do Prado Fay, Claudia Pagnano e Eric Boutaud
Atendimento: Sylvia Panico e Flavia Fusco
Mídia: Luciana Schwartz e José Rubens da Silva


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A Cabana

Análise da capa do livro original:
A foto da capa pode ser visualizada em qualquer estação do ano que sempre passará a sensação de frio, isto é causado pelas tradução de sensação de acordo com experiências anteriormente adquiridas;
Na capa temos a predominância do azul, que está diretamente associada ao frio, melancolia, tristeza. Está associada também ao céu, com a divindade e ao amor divino;
Grande ênfase no título, carcterizado pelo tamanho da fonte e o contraste entre a cor do texto e fundo;
Existem pistas sobre a estória: A Cabana, a joaninha, o reflexo de luz representando a presença de Deus;
Há informação do The New York Times, jornal de referência mundial, enfatizando o grande sucesso de vendas do livro.

Análise da capa do livro modificada:
Utilização de elementos que nos remetem à infância, a cabana de doces, o rio de chocolate e faz referências aos contos de fadas;
Na imagem central, existe a predominância da cor verde, através da paisagem, associada assim à natureza, juventude e vigor;
Assim como no original, ênfase no título, mas com a utilização de várias cores e fontes criando um caráter menos formal ao texto;
Utilização de elementos que dão pistas do conteúdo do livro: A cabana de chocolate, a joaninha e o rio de chocolate;
Referência externa através da informação do The New York Times.



Por Emiliano Maximiano

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Outra mudança no público alvo ocorreu no seguinte caso:





Depois de um certo tempo procurando imóveis para locação no Rio de Janeiro, me passou pela cabeça que a sessão dos classificados do jornal "o globo" poderia ser beeem mais interessante graficamente. De uma apresentação visual neutra, porém com certa desorganização (repetição de informações sobre as regiões de locação, excesso de logos das imobiliárias, informações sobre os imóveis concentradas apenas nas palavras impressas), poderíamos sugerir uma apresentação visual mais dinâmica, com diferentes recursos (cores, espaços para anotações, símbolos de imediata apreensão, etc) poderiamos enriquecer muito a compreensão das informações e tornar a chata tarefa de procurar um novo lar cada vez menos tediosa!


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4 comentários:

  1. A Lucy Niemeyer é PERFEITA!

    Me fez gostar de semiótica! :)

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  2. Sem dúvida Laura! A Lucy é 10! Pela primeira vez, eu entendi completamente o que é Semiótica! Todos os trabalhos que ela passou e discussões em sala foram super interessantes! Bom demais!

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  3. "Lucy RULES" foi ótimo!!!

    ahuahua Essa Cuca!!! :)

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