sábado, 26 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Arte tipográfica
No módulo Projeto Gráfico, da professora Roberta Barros, uns dos trabalhos propostos para a turma foi a criação de um trabalho experimental que tivesse como protagonista a tipografia.
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quarta-feira, 23 de junho de 2010
A arte dos sinais
Acredita-se que não basta algo ser formalmente agradável, ser funcional, prover uma boa interface. E sim, portar a mensagem adequada, ‘dizer’ o que se pretende para quem interessa.
A semiótica é a teoria geral dos signos. Segundo um de seus fundadores, Charles S. Peirce, o signo é algo que representa alguma coisa para alguém em determinado contexto. A medida em que a análise semiótica vai sendo compreendida, pode ser uma ótima ferramenta na produção de conteúdo comunicacional, seja em design ou não.
O estudo ministrado pela Dr.ª em comunicação e design, Lucy Niemeyer, trata-se exatamente nessa busca dos signos adequados ao seu público. Modificando os signos mais aparentes a percepção é completamente diferenciada.
A semiótica é a teoria geral dos signos. Segundo um de seus fundadores, Charles S. Peirce, o signo é algo que representa alguma coisa para alguém em determinado contexto. A medida em que a análise semiótica vai sendo compreendida, pode ser uma ótima ferramenta na produção de conteúdo comunicacional, seja em design ou não.
O estudo ministrado pela Dr.ª em comunicação e design, Lucy Niemeyer, trata-se exatamente nessa busca dos signos adequados ao seu público. Modificando os signos mais aparentes a percepção é completamente diferenciada.
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domingo, 20 de junho de 2010
Curta o curta! Logorama
Logorama foi considerado o Melhor Curta-Metragem de Animação no Oscar 2010. O curta francês, criação do trio de animadores H5, também ganhou o prêmio Kodak no Festival de Cannes de 2009.
São aproximadamente 16 minutos e mais de 2.500 logos que compõem o cenário e os personagens da trama.
Vale a pena conferir!
Sobre Identidades
Um de nossos desafios durante o curso foi o desenvolvimento de uma identidade visual. Fomos divididos em grupos e orientados pela Profª Christiane Mello. Respondemos e trocamos entre as equipes um formulário que descrevia uma empresa com seu tipo de negócio, posicionamento de mercado, público alvo entre outras questões que orientavam o desenvolvimento da identidade visual.
Os grupos propuseram empresas com diversos tipos de negócio e um deles sugeriu algo diferente, mas que foi bem aceito por todos. Seria o desenvolvimento da identidade visual de nossa turma (ID. DESIGN GRÁFICO 2009). A intenção era representar a nossa união e fazer com que essa união se renovasse para além do curso, promovendo os trabalhos desenvolvidos não só durante a pós-graduação, mas também os de nossas respectivas carreiras profissionais.
Os grupos propuseram empresas com diversos tipos de negócio e um deles sugeriu algo diferente, mas que foi bem aceito por todos. Seria o desenvolvimento da identidade visual de nossa turma (ID. DESIGN GRÁFICO 2009). A intenção era representar a nossa união e fazer com que essa união se renovasse para além do curso, promovendo os trabalhos desenvolvidos não só durante a pós-graduação, mas também os de nossas respectivas carreiras profissionais.

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O Designer
Hoje não é o Dia do Designer, mas vai um post para descontrair um pouquinho :)
Aqui em casa já passaram dessa fase de ficarem me chamando até quando a impressora não puxa o papel.
Aqui em casa já passaram dessa fase de ficarem me chamando até quando a impressora não puxa o papel.
Também não ficamos à toa no computador o dia todo.
Sobre Cases
A professora Carla Niemeyer, do módulo Marketing e Design, propôs a criação de cases.
Cada dupla ficou responsável pelo desenvolvimento de um tema, onde deveriam ser detalhados os seguintes ítens: Nome, Logo, Tipografia, Paleta de cores, Local, Fachada, Disposição da loja/arrumação (inclui fluxo e estoque), Uniforme, Atendimento, Produtos + Preço (no mínimo 5), Embalagem, Material promocional (papelaria etc), Estratégias promocionais, Música ambiente e Aroma.
Cada dupla ficou responsável pelo desenvolvimento de um tema, onde deveriam ser detalhados os seguintes ítens: Nome, Logo, Tipografia, Paleta de cores, Local, Fachada, Disposição da loja/arrumação (inclui fluxo e estoque), Uniforme, Atendimento, Produtos + Preço (no mínimo 5), Embalagem, Material promocional (papelaria etc), Estratégias promocionais, Música ambiente e Aroma.
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sábado, 19 de junho de 2010
O Art déco e o game Bioshock
Vocês devem estar ser perguntando, por que esse título? O que tem haver este estilo de design que surgiu entre os anos 20 e 30 e este jogo de tiro em primeira pessoa da produtora 2K? Primeiramente vamos às definições:
O Art déco, termo este criado em meados dos anos 60 – inicialmente era chamado de style moderne, surgiu através do desejo dos designers em eliminar a diferença entre as belas-artes e as artes decorativas, reafirmando a importância do papel do artista-artesão no design e na produção (fonte: Estilos, Escolas & Movimentos – Guia Enciclopédico da Arte Moderna – Amy Dempsey).
Este estilo originou-se na França como um estilo luxuoso, profusamente decorado e possui influências do fauvismo, cubismo, futurismo, expressionismo e da abstração refletido em suas linhas, formas e cores.
O jogo Bioshock, possui o enredo que se passa na cidade submarina Rapture, um complexo tecnológico que abrigava as mentes mais brilhantes de seu tempo. O período em que foi criado é a desolada década de 40 que, como sabemos, estava em meio a guerras, ascensão de regimes totalitaristas e uso de armas atômicas.
Para fugir disto tudo, os cientistas criam esta cidade utópica mantendo toda a estética dos Estados Unidos da época junto a todas as facilidades tecnológicas possíveis: jukeboxes, bares com néon e cartazes de pin-ups, tudo sob as regras da art déco, ou seja, agora é possível entender melhor o título deste post. Confira imagens do jogo abaixo:
O Art déco, termo este criado em meados dos anos 60 – inicialmente era chamado de style moderne, surgiu através do desejo dos designers em eliminar a diferença entre as belas-artes e as artes decorativas, reafirmando a importância do papel do artista-artesão no design e na produção (fonte: Estilos, Escolas & Movimentos – Guia Enciclopédico da Arte Moderna – Amy Dempsey).
Este estilo originou-se na França como um estilo luxuoso, profusamente decorado e possui influências do fauvismo, cubismo, futurismo, expressionismo e da abstração refletido em suas linhas, formas e cores.
O jogo Bioshock, possui o enredo que se passa na cidade submarina Rapture, um complexo tecnológico que abrigava as mentes mais brilhantes de seu tempo. O período em que foi criado é a desolada década de 40 que, como sabemos, estava em meio a guerras, ascensão de regimes totalitaristas e uso de armas atômicas.
Para fugir disto tudo, os cientistas criam esta cidade utópica mantendo toda a estética dos Estados Unidos da época junto a todas as facilidades tecnológicas possíveis: jukeboxes, bares com néon e cartazes de pin-ups, tudo sob as regras da art déco, ou seja, agora é possível entender melhor o título deste post. Confira imagens do jogo abaixo:
Cartaz do 1° desenho animado brasileiro em longa metragem

Marco da cinematografia nacional, no gênero de animação, Sinfonia Amazônica representou para o cinema brasileiro um esforço ímpar, notadamente pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelos irmãos Latini para a sua concretização, uma vez que o cinema brasileiro era muito incipiente, e nos cinemas só se exibiam produções de animação estrangeiras.
Sobre Torres de Papel
Mais um beeeeeelo fim de semana, e aqui estamos nós reunidos.
A dica de hoje era: construa uma torre de papel que sustente uma régua e muitas críticas...
Em uma hora, duas equipes desenvolveram suas respectivas torres que seriam avaliadas nos quesitos altura, estabilidade e beleza.
Cumprida a tarefa, avaliamos a nós mesmos no contexto do trabalho em equipe: que papéis assumimos? quando, como e porquê lideramos? quais as dificuldades? quais as estratégias? quais os resultados?
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